Notícias de Última Hora

9ª Edição do "Natal dos Encarcerados" em Cícero Dantas


Na terça-feira, dia 23 de dezembro aconteceu o Natal do Encarcerados na Delegacia de Polícia de Cícero Dantas sob o comando do Delegado Dr. Ozório Ramos que realizou a confraternização para os presos e suas respectivas famílias e contou com a participação de vários servidores públicos. Neste dia foi ofertado um almoço natalino organizado pelos Agentes de Polícia e vários colaboradores.
Essa iniciativa já está na sua 9ª edição. O projeto do natal dos encarcerados teve como idealizadora Senhora Rose, a esposa do delegado da unidade quem teve a ideia de oferecer um almoço para os policiais e presos, quando o titular ainda trabalhava na delegacia de Heliópolis, município vizinho a Cícero Dantas. “Naquela época, a delegacia de Heliópolis tinha cerca de seis presos e a confraternização era bem menor e mais fácil de ser realizada”, avalia o delegado Osório Ramos Miguel, organizador do evento.
Miguel conta que em Cícero Dantas a comemoração começou com um almoço em 2005, e com o passar dos anos, ele conseguiu do Ministério Público e da juíza da cidade a autorização para receber na delegacia os parentes dos presos e outros "colaboradores", como os advogados dos detentos, promotores da cidade, além da própria juíza.
“Com o passar dos anos e o aumento dos presos, a confraternização passou a ficar mais cara, e eu não conseguiria continuar financiando do próprio bolso como sempre fiz. Passamos a pedir a colaboração dos advogados dos custodiados e até da juíza do município, que fazem pequenas doações em dinheiro para custear as despesas”, explica o delegado. Osório Miguel conta ainda que até os parentes dos presos que moram em outras cidades e estados fazem questão de viajar para a festa. Atualmente, a delegacia de Cícero Dantas abriga 33 detentos.
O delegado conta que a expectativa dos presos em torno da comemoração acontece durante todo o ano. “Eles sempre perguntam se a festa está mantida no ano, e até pediram para que nós consigamos tintas para pintar e enfeitar a delegacia com murais para a recepção dos familiares”. Assim, foi feito pelo delegado que atendeu ao pedido dos detentos que pintaram a carceragem da unidade prisional com material arrecadado no comércio local.
“A primeira mudança que nós percebemos é no comportamento dos custodiados. A partir do momento em que os presos sabem que são respeitados dentro da delegacia, eles passam a melhorar o seu comportamento e a se fiscalizam entre si, sempre procurando os policiais quando acontece algum problema fora de ordem”, pontua o delegado Ozório Miguel.
“Essa confraternização de Natal é um ato de cidadania, um ato de direitos humanos que muitos falam por aí, mas não sabem tirar do discurso. Isto é humanizar a vida dos presos promovendo a interação com os agentes do Estado, é pro-atividade”, pontua o Delegado.
Ozório Miguel, o mérito da comemoração natalina “é de toda equipe da delegacia, além dos próprios presos, que limparam e pintaram as celas”. O evento teve a colaboração financeira de entidades civis, comerciantes locais e autoridades da região.
FONTE: CICERODANTAS.ORG

Nenhum comentário