Notícias de Última Hora

Denúncia: Idosa morre em Hospital de Cícero Dantas

O fato ocorreu no último sábado 29, quando Dna Mariana Rosa dos Santos, 77anos, moradora de Cícero Dantas - BA, passou mal, e foi socorrida até o Hospital Municipal Luis Eduardo Magalhães, em Cícero Dantas - BA.
De acordo com os familiares que a socorreram, ao chegarem à Unidade de Saúde por volta das 06:00hs, foram informados que o médico responsável pelo plantão teria saído mais cedo, ficando o hospital sem médico para atendê-la. Mesmo assim, Dna Mariana foi acolhida pela instituição, e diante de um quadro que inspirava cuidados perceberam que a Pressão Arterial estava em 22.
Diante da gravidade, os técnicos em enfermagem (únicos profissionais presentes), telefonaram para o médico que havia saído antes da mudança do plantão, e o mesmo teria dito qual medicação deveria ser administrada na paciente. Com as informações em mãos, os profissionais administraram dois medicamentos (não especificados), sendo um sublingual, e ou outro venoso.
Das diversas vezes que a paciente passou mal na Unidade Hospitalar, os enfermeiros só se aproximavam do leito após a solicitação dos acompanhantes, sendo que num momento crítico, foi levado até o local um desfibrilador, porém não foi utilizado, levantando a suspeita de que o mesmo não estava funcionando.
Após 50 min de aflição, Dna Mariana entrou em óbito, vítima de uma Parada cardiorrespiratória, provocada por um infarto agudo do miocárdio.
O corpo de Dna Mariana foi sepultado por volta de 09:30hs de domingo 30.

Hospital Municipal Luis Eduardo Magalhães

A diretora do Hospital Municipal Luis Eduardo Magalhães, que ficou de analisar e esclarecer o que teria acontecido. De acordo com Fátima, diretora do Hospital, nem todos os fatos relatados pelos familiares da vítima eram verídicos. Confira:

1º  - Assim que a paciente chegou na Unidade Hospitalar, o recepcionista informou que estava sem médico, pois Dr. Marcos (médico plantonista), necessitou sair mais cedo, e que o indicado seria que os familiares a conduzissem até o Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, sendo que para que o referido Hospital a recebesse, tal condução deveria ser por meios próprios. 

 - De acordo com funcionários do Hospital, os familiares se recusaram a levar a paciente até Ribeira do Pombal, alegando que ninguém seria Habilitado para dirigir. 

 - Com a recusa dos familiares, os profissionais que estavam na casa, acolheram a paciente, oferecendo os primeiros socorros, sempre supervisionados por Renata M. Rocha (Enfermeira Chefe). 

 - Diante do quadro grave que a paciente demonstrava, os profissionais telefonaram tanto para Dr. Marcos (Médico plantonista), quanto para Dr. Paulo (Médico que chegaria as 07:00hs), e ambos indicaram quais seriam as medicações que deveriam ser administradas em Dna Mariana. Sendo realizado tal procedimento logo em seguida. 

 - Quando Dr. Paulo entrou no plantão por volta das 07:00hs, Dna Mariana já teria falecido, restando a ele apenas assinar o Atestado de Óbito, que indica a seguinte causa morte: Parada cardiorrespiratória, devido a um infarto agudo do miocárdio.

FONTE: POMBAL ALERTA

Nenhum comentário