Notícias de Última Hora

COM APENAS 12 ANOS ESTUDANTE ARACIENSE É MEDALHA DE OURO PELA 2ª VEZ NAS OLÍMPIADAS DE MATEMÁTICA

Com apenas 12 anos, Dikson Ferreira dos Santos, aluno do Ensino Fundamental 2 no Colégio Municipal Carlos Raimundo Mota do distrito de Pedra Alta, zona rural de Araci, trouxe mais uma conquista para a Bahia. Ele ganhou pela 2ª vez consecutiva medalha de ouro nacional na categoria Ensino Médio 2, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

E a conquista de Dikson continuará rendendo oportunidades. Além de ser contemplado com uma bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$ 100 durante um ano, ele também concorrerá, por meio de provas seletivas a uma vaga para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática. A prova acontece neste mês de janeiro em Brasília.
Em entrevista ao site A Voz do Campo, o estudante disse que está valendo muito a pena se dedicar na OBMEP. “Abre oportunidades para o presente e o futuro. Eu continuarei participando de olimpíadas e gostaria que todos alunos da rede pública participassem. O estudo leva a qualquer lugar que você queira ir”, disse Dikson Ferreira.
Ele já coleciona algumas medalhas, em 2012 foi medalha de bronze nacional e 1ª lugar na Bahia, em 2013 foi ouro nacional e 1º lugar na Bahia.
Convite para a Copa do Mundo de 2014
Devido seu bom desempenho nas últimas edições da OBMEP, Dikson está sendo bastante assediado tanto pelo Ministério da Educação, quanto pela Secretaria de Educação do Estado, na Copa do Mundo de 2014 ele recebeu um convite para ser porta-bandeira e entrar no gramado ao lado das seleções mundiais, mas seus pais não aceitaram o convite.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Em 2014 a OBMEP comemorou a sua décima edição. Com grande adesão e apoio das escolas, professores, pais e alunos, o programa frutificou e novos projetos foram iniciados, possibilitando novos acessos a um ensino de matemática diferenciado. Em 2013, cerca de 19 milhões de alunos espalhados por quase todos os municípios brasileiros (99.3%) participaram da competição.

Fonte: A voz do Campo

Nenhum comentário