Notícias de Última Hora

Paulo Afonso: homem de 20 anos com corpo de criança se apresenta ao Exército; conheça sua história (Fotos e Vídeos)

PAULO AFONSO-BA: HOMEM DE 20 ANOS COM CORPO DE CRIANÇA SE APRESENTA AO EXÉRCITO; CONHEÇA SUA HISTÓRIA (FOTOS E VÍDEOS)
Na Travessa da Saudade, número 22, no bairro Centenário (Tropical), na cidade de Paulo Afonso - BA, mora Fabrício Alves dos Santos, um jovem de 20 anos preso a um corpo de criança. Nascido no dia 24 de maio de 1995, o filho de dona Maria do Socorro e seu Clarisbeto dos Santos (desempregados) parecia saudável ao nascer e que teria um desenvolvimento normal.
“Ele nasceu com 3,7kg, aí tudo bem, mas depois tudo foi se atrasando, andou com dois anos e três meses e só falou por esse período. Quando a gente levava ao médico eles diziam que devido as doenças que ele tinha poderia até nem escapar, ficavam jogando de um médico para outro, nos hospitais daqui, fomos para Salvador e também não resolveu nada”, explica dona Maria.Na Travessa da Saudade, número 22, no bairro Centenário (Tropical), na cidade de Paulo Afonso - BA, mora Fabrício Alves dos Santos, um jovem de 20 anos preso a um corpo de criança. Nascido no dia 24 de maio de 1995, o filho de dona Maria do Socorro e seu Clarisbeto dos Santos (desempregados) parecia saudável ao nascer e que teria um desenvolvimento normal.
Mesmo com essas dificuldades, Fabrício passou um ano se tratando pelo IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) “Depois não tivemos como né?, na prefeitura tudo é difícil, sempre eu ia marcar e ficava para o outro dia, eu não tive condições de seguir, então paramos”, acrescenta.
“Ele ficou numa situação difícil porque aqui não tem UTI, mas chagando lá foi só melhora, depois não pude mais acompanhá-lo, porque meus trabalhos não são efetivos, tô aqui cuidando da casa, é luta, uma batalha”, lembrou o pai.
(Fabrício ao lado dos pais, Clarisbeto e Socorro, em sua residência no Bairro Tropical)

Depois de escapar a um derrame, no entanto, Fabrício vingou, não cresceu fisicamente, mede 1,10 cm, mas felizmente o desenvolvimento mental foi absolutamente normal, pelos desafios que enfrenta para fazer as coisas comuns do dia a dia, até apresenta uma maturidade que não se ver em jovens com 20 anos.
O site Ozildo Alves esteve na residência de Fabrício, na tarde desta terça-feira (15), porque o jovem se alistou no Exército, e quer mais, quer enxergar a vida pelo viés da cidadania, dispensa a piedade, e nos pede ajuda: “Quem sabe meu caso se trata de problemas hormonais e eu ainda posso crescer?” fala com voz de criança, meigo e com um entusiasmo que contamina a todos.
(Fabrício contagiou a equipe da Junta Militar de Paulo Afonso)

“Eu queria tirar meu título, aí precisei me alistar no Exército, eu e meu pai fomos lá, fizemos tudo direitinho, começaram a gostar de mim e eu deles, só acreditaram na minha idade quando viram minha identidade”, conta Fabrício.
Fabrício é o segundo filho de um total de cinco, do casal que hoje não tem uma renda fixa.
“Eu pinto, faço bico, mas de uns tempos para cá as coisas ficaram mais complicadas, há seis meses eu não tenho carteira assinada, mas vamos escapando, o Fabrício me ajuda muito, ele não é apenas um filho, é meu amigo, minha companhia de todas as horas”, disse seu Clarisbeto.
(O sorriso de Fabrício é uma de suas marcas, veja sua alegria ao assinar o alistamento militar)

Para quem entende que as limitações do crescimento já tornaram a vida de Fabrício complicada, imagine para a família acompanhar uma vida inteira de preconceitos. Patrícia, irmã do meio, diz que parou de estudar, depois que terminou o ensino médio para tratar um inicio de depressão.
“Vou voltar a estudar, quero prestar vestibular para Direito, mas não foi fácil acompanhar as lutas do meu irmão, e ver a crueldade das pessoas, isso me atingiu e eu agora preciso também me cuidar” conta.
Segundo informou a irmã, todos os dias era preciso trabalhar a autoestima de Fabrício para que ele conseguisse escapar ao bullying que sofreu e ainda sofre: “Eu digo a ele que há outras pessoas no mundo com dramas piores, que não andam ou falam, e ele é inteligente, mais que nós, que crescemos.”
(Fabrício se despediu de nossa equipe com um largo sorriso e na esperança de ter seu sonho realizado)

Um dos objetivos da reportagem de Ozildo Alves além de informar e pedir a ajuda de toda audiência do site, de profissionais que possam colaborar, quer seja no tratamento específico de Fabrício ou com apoio psicológico. Fabrício parou de estudar na 9º série, mas quer voltar e gosta muito de ler, então toda ajuda nesse sentido é bem vinda.
Outro intento é levar a história do jovem para a TV Record, que solicitou ao comunicador Ozildo Alves casos excepcionais, como esses, a fim de ajudar também. A expectativa é que sua vida passe em rede nacional e que os médicos especializados neste problema apareçam. Entrevistamos Fabrício e ele mesmo nos conta um pouco do seu sonho, acompanhe:
Você foi fazer exatamente o que no Exército?
Apenas me alistar, pensaram que seria meu pai, só que fui eu, aí não acreditaram, só caíram na real quando viram minha identidade. Eu precisava tirar meus documentos e foi bom porque conheci vocês (risos). Eu quero votar.
Que recado você manda para o povo de Paulo Afonso?
Que me ajudem, como vocês me ajudaram (caem algumas lágrimas), mas logo volta o sorriso fácil.
Depois, Ozildo brinca e pergunta se ele também quer namorar: “Eu quero, depois que eu crescer, porque eu sei que é bom.”
Fabrício quer votar, participar da democracia e crescer um pouco: “50cm eu ficaria do seu tamanho", diz olhando para mim, trata-se de um sonho para ele, é uma fixação absolutamente compreensível com o tamanho.
Porém, diga-se, não se mede a pessoa que encontramos por isso, a impressão que deu é que ele não tem um tamanho, ele é enorme, gentil, feliz, conciliador: “Volta e meia vem aqui dar conselhos ao nosso irmão mais velho que é casado, porque ele gosta das coisas certas”, observa a irmã.
A Travessa da Saudade ficou, mas Fabrício segue em busca de um futuro melhor.
Para quem souber algo que possa ajudar o Fabrício a realizar seu grande sonho (tratamento para crescer), aí vão os telefones da família: (75) 9126-1581 (TIM) - Fabrício; (75) 9256-5087 (TIM) - Patrícia (irmã); (75) 8811-7635 (OI) - Fabrícia (irmã).
 (O nosso 'pequeno grande homem' e um singular brilho no olhar)



Fonte: Ozildo Alves/Ivone Lima

Nenhum comentário