Notícias de Última Hora

Bispo da Diocese de Paulo Afonso conversa com a prefeita de Banzaê, Patrícia Nascimento


Com pouco mais de 13 mil habitantes, Banzaê apresenta características iguais a de outros municípios do interior da Bahia, guardadas algumas particularidades, como o relevo e uma população indígena relevante.
Pequenas cidades, grandes problemas, reside a maior parte deles, na capacidade de explorar a economia e assim gerar divisas e garantir o desenvolvimento. Na sua 8º etapa da Visita Pastoral, o bispo dom Guido Zendron conversou com a prefeita de Banzaê, Patrícia Nascimento, sobre temas diversos, cuja problemática não difere muito de outras cidades já visitadas.
“Nosso município é pequeno, e muitos aqui dependem mesmo da renda da prefeitura, porque nós não temos empresas, e como é sabido, o município não pode arcar com tudo, uma boa parte dos funcionários são concursados”, explica Patrícia.
Geralmente nestes encontros com prefeitos, o bispo procura conhecer melhor a realidade de cada município no que tange à saúde, educação, segurança etc., bem como se coloca à disposição para dialogar em nome da Igreja com outras instituições.
“A partir da realidade que existe, que se mostra possível nós podemos tentar alternativas que possa gerar trabalho, vejo aqui grandes possibilidades em desenvolver o turismo”, sugeriu dom Guido.
Basta uma pequena volta nos povoados e se descobre um relevo deslumbrante com chapadas e rochas esculpidas pela natureza. Há, contudo, problemas na infraestrutura, como o desgaste das rodovias, o acesso a Banzaê é hoje um suplício pela quantidade absurda de buracos na pista.
No mais, é importante dizer que há água em abundancia, artesanato indígena, boa gente, e os problemas de tantos outros municípios, particularmente com a diminuição da população e com o rumo que se deve dar aos jovens.
“A gente se preocupa muito com os jovens, em dar alternativa de educação, trabalho e lazer para mantê-los longe das drogas”, disse Patrícia, e neste particular, a preocupação é maior ainda por parte da Igreja.
Dom Guido se comprometeu em também colaborar conversando com o Pe. João Nascimento naquilo que for possível fazer em nome da Igreja, em outra oportunidade o bispo conversou com o governador Rui Costa, sobre problemas de outras cidades, e assim o fará na tentativa de ajudar não só Banzaê, mas a região que abriga 23 Paróquias da Diocese de Paulo Afonso.
                                                    Fonte: Ozildo Alves

Nenhum comentário