Notícias de Última Hora

ADAB APREENDE TONELADAS DE QUEIJO E LEITE EM SÃO DOMINGOS, SANTA LUZ E RIBEIRA DO POMBAL

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), apreendeu duas toneladas de queijo, requeijão e cerca de dois mil litros de leite impróprios para consumo nos municípios de São Domingos, Santa Luz e Ribeira do Pombal.
Segundo a assessoria de comunicação da Adab, os produtos, sem as mínimas condições higiênico-sanitárias, foram apreendidos em fábricas clandestinas, laticínios e estabelecimentos sem registro. Segundo a fiscal agropecuária que coordenou a operação, Izana Fiterman, os produtos estavam sem o selo de inspeção e sem as informações nutricionais, além de contaminados e deteriorados. As queijarias irregulares foram interditadas e os produtos apreendidos foram incinerados.

A vistoria por técnicos da Adab, realizada para apurar denúncias do Ministério Público e do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados de Leite do Estado da Bahia (Sindileite), constatou irregularidades em queijarias clandestinas no Território do Sisal. De acordo com o promotor de Justiça do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor (Ceacon/MP), Roberto Gomes, o principal objetivo da operação foi proteger a saúde e segurança dos consumidores.

O promotor destacou que as ações em parceria com a Adab vão continuar em outras regiões do Estado, visando coibir violações aos direitos dos consumidores. "Mas para que nossa atuação se torne mais eficiente é preciso que os consumidores denunciem as práticas abusivas, permitindo assim o direcionamento das nossas ações", destaca o promotor.

Mas as ações da Adab são também educativas, visando ainda orientar e ajudar o produtor a regularizar suas atividades. "O produtor que deseja se regularizar, deve procurar uma das unidades da Adab e solicitar vistoria. Ele receberá todo apoio e indicações do que é preciso fazer para cumprir todas as normas de higiene", explica o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária da Adab, Willadesmon Silva. 


Fonte: Cleriston Silva

Nenhum comentário