Notícias de Última Hora

Missa de Posse dos padres Pedro e Iolando na Paróquia de São Francisco de Assis – Fátima

                             capa
Na tarde deste domingo (31), o chanceler da Diocese de Paulo Afonso, Pe. Adriano, leu o rito de tomada de posse do novo pároco da cidade de Fátima, Pedro Rivaldo Lima, e a apresentação do vigário, Pe. Iolando, na Missa de Posse realizada na igreja Matriz de São Francisco de Assis. A celebração seria na Praça ao lado, porém, houve muita chuva e felizmente foi possível comportar a todos dentro da igreja.
bb
Celebração de posse do Pe. Pedro, Paróquia de São Francisco de Assis/Fátima.
A leitura do documento apresenta para os fiéis o novo responsável pela paróquia, e marca o início da cerimônia que separa momentos para o padre professar sua fé, renovar as promessas sacerdotais, receber do bispo as chaves da igreja, do sacrário, batistério e confessionário e jurar fidelidade.
aa
Além do Pe. Rosivaldo, vieram de outras paróquias os padres: Adriano, Edinaldo, Roni, João Batista e Pe. Marcos.
É um momento especial em que as comunidades também recepcionam o pároco, e dona Maria Rodrigues fez em verso:
“Nesse tempo de misericórdia/ o que propõe o papa Francisco?/Para entrar na Porta Santa/ devemos todos acolher com firmeza os compromissos/ que o padre Pedro seja a Porta santa de Deus/ buscando os mais distanciados/ neste ano Jubileu/”.
igreja
Igreja Matriz de São Francisco de Assis,.
Foram muitas as mensagens de acolhida, gratidão e adeus, principalmente pela amizade que o Pe. Pedro construiu ao longo de uma década à frente da Paróquia de Santo Antônio da Glória, os paroquianos levaram faixas, vestiram-se com a representação de cada grupo ou movimento e viram semelhante acolhimento do povo de Fátima:
“Estamos na dúvida se a chuva que caiu aqui foi de alegria do povo de Fátima ou de tristeza do povo de Glória”, brincou o Bispo, na breve homilia, observa dom Guido:
kkk
As comunidades de Glória estiveram presentes.
“O gesto que estamos celebrando já fala por si mesmo. Vemos aqui nos seus amigos a estima que você cultivou, muita gente aqui de Glória significa que confiaram no seu trabalho. O “antes” dito aqui na primeira leitura é a graça de Deus, sem ela não realizamos nada. O nosso fazer é responder a iniciativa de Deus”.
O vigário Iolando também recebeu a posse e os paroquianos aproveitaram para agradecer aos padres que antecederam os empossados: Ronnes e João Souza – este assumirá exclusivamente a paróquia de Senhor do Bonfim, na cidade de Adustina.
dona
Dona Maria Rodrigues: representante das comunidades.
“Conheci bem esta Paróquia na Visita Pastoral, há comunidades muito boas aqui e outras que precisam de um pouco mais de cuidado, não apenas do pároco, mas de todos nós, e precisamos desse olhar para saber onde mais é necessário a nossa colaboração de acolhimento e caridade”.
Encerrada a celebração, Pe. Pedro agradeceu ao povo Glória, tanto os que estavam presentes como os que ficaram nas comunidades tão queridas, guardou todas as mensagens.
eee
Pe. Adriano lendo os documentos de posse.
“Tenho aqui a minha gratidão por todos vocês de Glória, e quero agradecer por ter me permitido entrar em vossas casas e fazer parte das vossas famílias, é muito importante para mim vê-los aqui, porque isto confirma que cumpri minha missão, quero agradecer ao bispo pela confiança em me deixar acompanhar o povo de Fátima”, disse Pe. Pedro.
                                       Fonte: Diocese de Paulo Afonso

Nenhum comentário