Notícias de Última Hora

Enem: jogo sobre a Guerra de Canudos será lançado este ano; veja games que ajudam nos estudos

                              
Os valores dos jogos desenvolvidos pelo núcleo Comunidades Virtuais, da Uneb, variam de acordo com a complexidade dos gráficos, do objetivo e da plataforma em que ele será disponibilizado. O Tríade, lançado em 3D, custou R$ 350 mil. Já o Guardiães da Floresta, lançado este ano para plataformas móveis, fala sobre a Amazônia e o folclore nacional e custou R$ 150 mil.
O núcleo se preocupa ainda com as referências locais em jogos como Batalha de Búzios, que aborda a luta na Conjuração Baiana contra a escravidão, e 2 de Julho – Tower Defense, que remete à história da independência baiana, com personagens femininas emblemáticas como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa.

Além disso, lançará, até o final do ano, um jogo sobre a Guerra de Canudos, encomendado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Desde que foi criado, em 2002, o centro já produziu mais de 10 jogos educativos, todos gratuitos e disponíveis em:http://comunidadesvirtuais.pro.br/cv/games/.
Divididas em dois grupos, as 20  pessoas que fazem parte do núcleo trabalham, uma parte, com o desenvolvimento do design, da arte e da programação, e a outra cuida da pesquisa sobre conteúdo, roteiro e música. E conta com gente de várias áreas: pedagogia, história, biologia, matemática, letras, engenharia da computação. São os editais dos órgãos públicos que dão a missão ao grupo.
“É em cima do tema do edital que começamos a fazer brainstorm para construção do roteiro. A partir daí, estabelecemos quais conteúdos didáticos serão trabalhados”, explica Lynn Alves, coordenadora do núcleo. Todo o conteúdo é levantado a partir da literatura oficial, usada nas escolas.
 Fonte:Correio 24 horas.com

Nenhum comentário