Notícias de Última Hora

Prefeitura de Cícero Dantas Realiza Ampliação Do Açude de Cícero Dantas-Ba




Com a intenção de promover ações que proporcionem melhor convivência com a seca, a Prefeitura Municipal de Cícero Dantas através da Secretaria Municipal de Obras, está realizando no município a limpeza e ampliação de aguadas.

A ação executada, objetiva preparar as aguadas para armazenar o máximo de volume de água possível, deixando as famílias abastecidas por mais tempo.

 Relato do Açude de Cicero Dantas -BA




Açude tem uma área território de 3,8 Hectares = 12,54 tarefas

O Leito da água do açude 9.304 M²

O açude foi ampliado em 1951 na gestão do ex - Governador da Bahia Otavio Mangabeira foi governador de 1947 a 1951


E na gestão do ex - Prefeito Abelardo Vieira de Andrade, 1947 a 1951 aquele terreno do açude era de propriedade do avô de Gilson 2000 e de Deco o Sr. Gabriel onde foi desapropriado pelo o ex Prefeito Abelardo Vieira de Andrade na época.

A ampliação demorou quase 03 anos e esta ampliação foi realizada por 60 tropeiros sobre o lombo de 60 Jumentos que vieram da cidade de Pombal na Paraíba, próximo a Campina Grande que na época esta cidade era conhecida como a cidade da rapadura a tropa veio andando de Jegue e demorou bastante tempo para chegar a Cícero Dantas, pois ela vinha fazendo este trabalho de limpeza de barragem por todas as cidades e Estados por onde passavam.

Estes Tropeiros trabalhavam de inverno a verão por quase 03 anos, e estes homens depois de terminar eles bateram cepo para compactar o terreno.

Zé Amaro

Amaro Souto – Era o empreiteiro da obra

Antonio Nápole

Severino Mariano

Cícero Neto

Eugenio Braga

Antonio Sebastião

Antonio Batista

E tantos outros nomes que também trabalharam nesta ampliação do açude de Cícero Dantas.

Estes tropeiros eram das regiões de Alagoas / Paraíba/ Caruaru / Rio Grande do Norte Bahia e Sergipe.

Eu Quero fazer aqui um agradecimento em especial ao Sr. Zé Amaro que foi um dos trabalhadores da obra ele mim trouxe informações importantíssima para buscar relatos sobre a história do açude de Cícero Dantas-Ba.








Fonte:Cicero Dantas Acontece.Com/O Sec. de Obras Washington Andrade

Nenhum comentário