Notícias de Última Hora

PRF apreende 14 aves silvestres durante fiscalização em Ribeira do Pombal (BA)


Entre os pássaros encontrados estavam espécies conhecidas por cardeal, papa-capim, coleiro, azulão, dentre outros. Responsável foi autuado por crime ambiental.

Policiais rodoviários federais flagraram, na tarde de sexta-feira (25), 14 pássaros que eram mantidos em cativeiro além de oito cães acorrentados sem alimentação e sem água. O flagrante ocorreu na zona rural de Ribeira do Pombal nas proximidades da BR 410.

No local foram encontrados os pássaros sendo criados em cativeiro, em gaiolas, sem autorização do órgão ambiental. Muitos animais estavam sem água e alimentos em gaiolas sujas, demonstrando total falta de higiene e cuidados. Também foram encontradas diversas armadilhas para captura de aves.

Quando questionado, o proprietário do local, um homem de 56 anos, informou que possui os animais há cerca de seis meses. Segundo ele, o IBAMA já o havia multado em outra oportunidade, pelo mesmo motivo, em mais de 13 mil reais.

Além das aves, a equipe policial encontrou oito cães que se encontravam acorrentados, sem alimentação e sem água, aparentemente doentes e abaixo do peso. O homem alegou que havia fornecido alimento aos animais na tarde do dia anterior, apesar das evidências indicarem que aqueles cães estavam há muito tempo sem água e sem alimentos.

Os pássaros foram encaminhados à Secretaria de Meio Ambiente de Ribeira do Pombal para posterior encaminhamento ao IBAMA. A Secretaria foi informada da situação do local e dos animais e já adotou providências para realizar uma avaliação o mais rápido possível.

Em desfavor do morador flagrado com os animais, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e ele responderá na Justiça por manter animais silvestres em cativeiro e por crime de maus-tratos previsto na Lei 9.605/98.
Por:Nucom.BA

Nenhum comentário