Notícias de Última Hora

Evento na Câmara Municipal de Fátima discute influência do cangaço na cidade e na região

DivulgaçãoDivulgação

Na noite desta sexta-feira (05), a partir das 19h, um evento na Câmara Municipal de Fátima (BA) irá discutir a influência do movimento do cangaço, e especialmente, da passagem de Lampião na cidade, em sua formação e na de outras localidades da região do Nordeste Baiano.

O evento é organizado pelos professores Jonielton Oliveira Dantas e José Douglas Alves dos Santos e contará com a participação de Kiko Monteiro, pesquisador membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e administrador do Blog Lampião Aceso com rico acervo fotográfico e de relatos das memórias sobre o período, coletadas ao longo de anos de pesquisa sobre história do cangaço.

Kiko ministrará a palestra “Lampião passado a limpo: história, memória e ambiente”, na qual abordará, dentre outros assuntos congêneres, o cangaço na perspectiva das transformações sócio espaciais e ambientais do semiárido do nordeste baiano.

O evento que tem como público alvo os professores da educação básica e a comunidade local, possui entrada gratuita e proporciona a obtenção de um certificado de participação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), que é obtido por meio desse link, onde é feita a inscrição.

Um dos organizadores do evento, o professor Jonielton Oliveira Dantas acredita que esta é uma oportunidade de aproximar a comunidade acadêmica de temáticas de caráter popular. “A motivação em realizar este evento de extensão na cidade de Fátima é possibilitar aos professores e populares, a ampliação do conhecimento acerca da história do cangaço, em torno deste icônico personagem nordestino que foi Lampião, e de modo específico, a sua passagem na região do nordeste baiano, com destaque para a cidade de Fátima. Além disso, é uma forma de aproximar a Universidade e o conhecimento científico nela produzido ao conhecimento popular, às memórias das pessoas em relação a este personagem. Dessa forma, cumpre um importante papel na formação dos sujeitos”, defende o professor, que é mestre e doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA da Universidade Federal de Sergipe – UFS.

A organização evento acadêmico ainda conta com o apoio do Professor José Douglas Alves dos Santos, Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e do Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, por meio do Coordenador Pedagógico Maurício Ramon dos Santos Oliveira, e do Diretor Marcos José de Souza.

Por: Sertão em Pauta, com informações da organização do evento.

Nenhum comentário