Notícias de Última Hora

Agricultores familiares de Cícero Dantas trocam experiências sobre tecnologias de captação de água




Para possibilitar a troca de saberes, a partir de vivências nas experiências focadas nas tecnologias de captação de água das chuvas e de práticas agroecológicas de convivência com o Semiárido, foi realizado, nesta sexta-feira (07), um intercâmbio entre agricultores familiares do município de Itapicuru e Cícero Dantas.

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Segunda Água, do Programa Água para Todos, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR), e foi realizada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC).

Os agricultores familiares de Itapicuru conheceram experiências de agricultores das comunidades Limeira e Lagoa Grande, de Cícero Dantas, que já vêm desenvolvendo práticas e técnicas de produção de alimento com base na agroecologia e na perspectiva da segurança alimentar nutricional. Além disso, tiveram noções básicas sobre a importância da tecnologia para permanência no campo e da melhoria na qualidade de vida.

A programação contou também com informações sobre o manejo e adução orgânica da horticultura, da importância dos pequenos criatórios e da preservação da natureza.

Uma das visitas realizadas foi na propriedade da família de Dona Zélia e seu Galego, que puderam apresentar sua área de produção de hortaliças, bem diversificada. Seu Galego falou sobre os desafios que enfrentou quando iniciou a prática do cultivo de hortaliças, e conta animado o quanto sua vida se transformou e vem mudando cada vez mais. “Tudo o que eu tenho hoje foi daqui que tirei, da minha horta. Até o poço que cavei, o dinheiro para pagar foi das vendas nas três feiras que pego e na venda para outros consumidores que já é meus fregueses. O trabalho aqui não é difícil, ele é cuidadoso, eu e minha família vivemos daqui, ressaltou seu Galego.

Segundo a coordenadora do Água para Todos na CAR, Ana Luíza Marques, o intercâmbio de experiência é um momento muito rico: “Talvez o mais rico de todo processo construtivo, pois a família beneficiada tem a oportunidade de trocar conhecimentos com outros agricultores, assim como vivenciar na prática experiências exitosas”.

Com informações do MOC

Nenhum comentário