Notícias de Última Hora

CICERO DANTAS TEM 1° CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS; RESULTADO SAI NOS PRÓXIMOS DIAS.



Em coletiva de Imprensa na manhã desta sexta-feira (20) no auditório da Prefeitura de Cícero Dantas (BA), a secretária municipal de Saúde, Paula Luísa, informou que foi registrado o primeiro caso suspeito de infecção por coronavírus no município.



Trata-se de um homem que esteve na Bélgica, há menos de 14 dias atrás e que fez escala aérea na cidade de São Paulo, antes de desembarcar na Bahia; ele se encontra no Povoado Lagoa do Nolasco, no referido município  de Cicero Dantas, e após manifestação sintomática, foi submetido a exame para detecção ou não do vírus.


“Ele tem que estar em observação, pois veio de uma viagem internacional, ele está com sintomas gripais e foi feita a coleta desse paciente, via swab nasal e oral, lá no povoado e orientada a quarentena dele. A amostra foi enviada nesta madrugada para o Lacen (em Salvador), e em 48hs teremos o resultado no sistema do próprio Lacen” esclareceu a secretária Paula Luísa.

A titular da pasta de saúde também revelou, que os testes de Covid-19 serão restritos a públicos específicos, por conta da quantidade reduzida de kits disponíveis e pela alta demanda de outros municípios e regiões: “Somente os pacientes críticos estarão fazendo os testes. 


Hoje, conversando com um fornecedor de laboratório particular, que faz a comercialização e realiza testes, ele me disse que já estão suspensos (os testes). Em dois dias, 11 mil exames já foram feitos na rede, então até o particular já terminou. A conduta vai ser os casos que apresentarem uma gravidade maior e as gestantes”.

O prefeito Ricardo Almeida que também estava na coletiva e ressaltou por várias vezes que as medidas restritivas que estão sendo tomadas visam precaver o município de uma situação caótica na área da saúde. 


Ele também falou ao Sertão em Pauta que pretende penalizar comerciantes que queiram se beneficiar da atual situação para elevar o preço de produtos de proteção e de medicamentos, e que pessoas que produzem fake news também estarão sendo fiscalizadas.

“No âmbito fiscalizatório, iremos verificar essas pessoas que estão se aproveitando do momento para aumentar o valor dos produtos, isso é inadmissível; acho que é hora de todos nós nos ajudarmos, de maneira que não ocorra qualquer caso em Cícero Dantas. E é claro que essas fake news nós iremos combater judicialmente sim, porque com saúde não se brinca. É o momento de todos nós passarmos as informações verdadeiras”, declarou o prefeito Ricardo que disse também que um equipe de trabalho do município irá colher informações falsas, para encaminhá-las ao Ministério Público.

Por sua vez, o secretário municipal de Educação, Felipe Castro, falou sobre a suspensão temporária das aulas e pediu que a população tenha consciência das atitudes que deve tomar no momento, para evitar a chegada e a propagação do vírus no município: “Nós prejudicamos o calendário escolar dentro de sua sequência lógica, mas medidas já foram tomadas também, como informações aos professores, pais, alunos e à comunidade em geral, que não é férias, devemos estar em nossas casas, e não transitando ou tendo uma rotina normal. 


Há uma mensagem que diz o seguinte: é importante que a gente se recolha. para amanhã podermos abraçar nossas pessoas novamente”.

Redação: Sertão em Pauta./Fotos:Cícero Dantas Acontece.Com

Nenhum comentário