Notícias de Última Hora

Sessão da Câmara de Cícero Dantas-BA é suspensa por conta do falecimento de ex-prefeito Batista da Maternidade.



Em decorrência do falecimento do ex-prefeito de Cícero Dantas (BA), João Batista de Andrade Souza, a sessão desta terça-feira (10), na Câmara Municipal acabou sendo suspensa.

A decisão de suspender a sessão ordinária se deu após o presidente da casa, Abelardo Júnior (PSL), comunicar a morte do ex-gestor do município e solicitar a opinião dos vereadores para que se fosse decidido pela ida dos parlamentares à casa para prestar condolências aos familiares ou pela continuidade dos trabalhos legislativos.

Como a maioria dos vereadores presentes no plenário, sugeriu que o próprio presidente tomasse essa decisão, Abelardo Júnior optou pelo encerramento dos trabalhos, alegando que familiares de Batista chegaram a entrar em contato com a Câmara, para comunicar o falecimento.

“Após ouvir as opiniões, e como deixaram claro que é a mesa quem irá decidir eu vou encerrar a sessão em respeito ao Vereador Hery, pois pessoas da família entraram em contato com Vossa Excelência para comunicar a essa casa. Eu acho que é bem louvável, os membros desta casa irem até lá, neste momento, em solidariedade”, declarou Abelardo, lembrando que no dia da Missa de Sétimo Dia da morte do ex-prefeito Herculaninho, a sessão também havia sido suspensa.

DIVERGÊNCIAS

Apesar do entendimento, houveram algumas divergências a respeito da suspensão ou não da sessão. O vereador Nenê de Nedito (PRB), líder da oposição, por exemplo, pediu a palavra no plenário para lamentar a morte e afirmar que a sessão deveria ser continuada, pois os vereadores teriam outros momentos para homenageá-lo. “Esta casa, pelas suas prerrogativas, pode fazer a homenagem de seus entes políticos no período dos seus velórios, e com certeza, o velório de Seu Batista acontecerá nesta casa amanhã”, comentou Nenê.

Por outro lado, o líder da situação, Carlinhos (PSL), que disse ter grande amizade com os familiares do ex-prefeito, foi um dos a se posicionar a favor da suspensão dos trabalhos: “Hoje não tem nenhuma matéria importante para ser votada na Câmara. Essa casa tem que dar muito respeito ao nome dele “.

Diante da fala do vereador situacionista, o vereador Nenê voltou a solicitar a palavra, em posição de discordância à parte do discurso: “Que tem matéria para ser discutida hoje, têm sim, e muita; o senhor sabe que tem. Vocês estão correndo, mas vão correr até quando?”.




Batista da Maternidade

Conhecido popularmente como Batista da Maternidade, João Batista de Andrade Souza foi o terceiro prefeito eleito da história de Cícero Dantas, e governou a cidade durante os anos de 1955 e 1958. Nascido em 24 de Junho de 1924, Batista tinha 95 anos de idade.

Fonte: Sertão em Pauta

Nenhum comentário