Notícias de Última Hora

Banco do Nordeste e instituições parceiras do desenvolvimento regional, participaram de reunião do PAT da Bovinocultura de Leite.




A reunião do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER do Banco do Nordeste, ocorreu no último dia 28, de maio de 2020, por meio de plataformas virtuais, (videoconferência), e contou com a participação de representantes da AACD, AECFACIDA, Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente de Cícero Dantas, Antas, Sitio do Quinto e Heliópolis, SEBRAE, CISAN, membros dos CMDS dos municípios mencionados, e integrantes do Comitê Gestor Territorial - (CGT) do Plano de Ação Territorial – (PAT) da Bovinocultura de Leite.

Segundo o Agente de Desenvolvimento do BNB – Gilvan Araújo. No Semiárido Nordeste II, o PAT pretende atingir seus objetivos, atuando com os parceiros locais na busca de ofertas de assistência técnica e gerencial, capacitações, financiamentos, abertura de canais de comercialização, e principalmente na integração de políticas públicas que convergem em ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva priorizada no território, sobre tudo na região que contemplam os municípios integrantes do plano.

Um dos principais temas discutidos foi o selo CISAN, que conforme o Secretário Executivo do Consorcio, o Sr.Gideon 
a implementação do Selo de Inspeção Territorial, se encontra em processo bem avançado, restando apenas alguns detalhes para o seu funcionamento. 

A Coordenadora do PAT - Leide Correia, relatou que a implementação do Selo de Inspeção Territorial na atividade da bovinocultura de leite, ganhará um atrativo a mais em nossa região. Pois impactará positivamente como mais um canal de comercialização, uma vez que os produtos certificados, podem participar de programas governamentais como o PNAE que compram produtos da agricultura familiar para merenda escolar. Além disso, a inspeção também possibilitará a implantação de minis agroindústrias, como pequenas queijarias, agregando valor aos produtos lácteos, e consequentemente aumentando a renda dos produtores.

O objeto da reunião foi nivelar procedimentos para avançarmos na execução do programa, no que diz respeito aos processos e execução de ações, avaliação e controle do plano.

Entre as intenções do PAT estão o fortalecimento da cadeia produtiva da pecuária leiteira; incorporar inovações tecnológicas na atividade; potencializar a participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento; promover financiamento integrado e orientado das atividades produtivas e melhorar as condições de vida da população regional.

Por:Cicero Dantas Acontece.Com/Agente de Desenvolvimento do BNB – Gilvan Araújo

Nenhum comentário