Notícias de Última Hora

Falece em Uauá o último Coronel dos Sertões


Falece em Uauá o último Coronel dos Sertões
Uauá está em luto, faleceu na manhã desta quinta-feira (29) em sua residência em Uauá aos 98 anos o Coronel Jerônimo Rodrigues Ribeiro, líder político e grande personalidade histórica de Uauá. Jerônimo Ribeiro foi prefeito da cidade por quatro mandatos de 1948 a 1951; de 1955 a 1959; de 1962 a 1966; e de 1970 a 1972.

(Agenor dos Santos)


Foram anos repletos de muita história para contar; experiência, integridade, cultura, poesia que aflora com abundância em palavras cheias de sabedoria! Autodidata das letras, não precisou esquentar os bancos das faculdades para falar como escritor e acadêmico. Ouvi-lo falar ou declamar longos versos, era como sentir o som agradável das águas de um manancial que banha com suavidade as pedras de uma cachoeira, em seguida projetando-se numa queda livre, sonora e linda, como a proclamar os encantos da vida!
Além de ser uma incontestável liderança política nessa sua quase secular trajetória, recheou a sua laboriosa história de vida com quatro mandatos de Prefeito. Quatro! Para os mais jovens é importante registrar em que tempo isso ocorreu: de 1948 a 1951; de 1955 a 1959; de 1962 a 1966; e de 1970 a 1972. Existe prova de capacidade e liderança mais contundente que esta, numa época de grandes dificuldades, em que a luta pela sobrevivência era sofrida, em que os recursos técnicos e financeiros eram ainda um sonho? O Fundo de Participação dos Municípios-FPM (criado em 1965 - só alcançou o seu último mandato), Programas Sociais de Políticas Públicas e outros recursos que hoje inspiram a luta política e irrigam as Prefeituras de muitas verbas para a realização de obras de construção de Quadras Esportivas, Bibliotecas Públicas, Prédios Escolares, campos de futebol, calçamentos, praças e estradas, si quer passavam pelo imaginário de qualquer mortal de então! As viagens à Bahia (como no interior chamavam a capital do Estado, antigamente) para visitar S. Excia. o Governador eram feitas em caminhões, quando não algum trecho em lombos de burros, e que demandavam dias para realizá-las. 
Como os tempos mudaram! Hoje se viaja em carros importados ou aviões, já não se quer andar sobre cascalho, mas asfalto; se não quer viajar, fala-se pelo telefone; e o computador, tem melhor Assessor que ele? Usa-se a internet para elaborar e encaminhar Projetos, e ainda para monitorar todos os passos desse Projeto, onde estão os recursos federais ou estaduais que podem ser utilizados! Quanta modernidade, em Coronel Jerônimo?! Eu queria ver tantos candidatos brigando pelo cargo de Prefeito na sua época!
Para homenagear o meu particular amigo, meu consultor cultural, não poderia deixar de fazer essas recordações de uma época já distante, a fim de que através da analogia dos diferentes tempos seja possível avaliar a verdadeira dimensão e grandeza do amigo, legítimo exemplo de vida, inteligência viva desta terra!

  Fonte:Umbuzada.com 

Nenhum comentário