Missa de Posse dos padres Pedro e Iolando na Paróquia de São Francisco de Assis – Fátima
Na tarde deste domingo (31), o chanceler da Diocese de Paulo Afonso, Pe. Adriano, leu o rito de tomada de posse do novo pároco da cidade de Fátima, Pedro Rivaldo Lima, e a apresentação do vigário, Pe. Iolando, na Missa de Posse realizada na igreja Matriz de São Francisco de Assis. A celebração seria na Praça ao lado, porém, houve muita chuva e felizmente foi possível comportar a todos dentro da igreja.
A leitura do documento apresenta para os fiéis o novo responsável pela paróquia, e marca o início da cerimônia que separa momentos para o padre professar sua fé, renovar as promessas sacerdotais, receber do bispo as chaves da igreja, do sacrário, batistério e confessionário e jurar fidelidade.
É um momento especial em que as comunidades também recepcionam o pároco, e dona Maria Rodrigues fez em verso:
“Nesse tempo de misericórdia/ o que propõe o papa Francisco?/Para entrar na Porta Santa/ devemos todos acolher com firmeza os compromissos/ que o padre Pedro seja a Porta santa de Deus/ buscando os mais distanciados/ neste ano Jubileu/”.
Foram muitas as mensagens de acolhida, gratidão e adeus, principalmente pela amizade que o Pe. Pedro construiu ao longo de uma década à frente da Paróquia de Santo Antônio da Glória, os paroquianos levaram faixas, vestiram-se com a representação de cada grupo ou movimento e viram semelhante acolhimento do povo de Fátima:
“Estamos na dúvida se a chuva que caiu aqui foi de alegria do povo de Fátima ou de tristeza do povo de Glória”, brincou o Bispo, na breve homilia, observa dom Guido:
“O gesto que estamos celebrando já fala por si mesmo. Vemos aqui nos seus amigos a estima que você cultivou, muita gente aqui de Glória significa que confiaram no seu trabalho. O “antes” dito aqui na primeira leitura é a graça de Deus, sem ela não realizamos nada. O nosso fazer é responder a iniciativa de Deus”.
O vigário Iolando também recebeu a posse e os paroquianos aproveitaram para agradecer aos padres que antecederam os empossados: Ronnes e João Souza – este assumirá exclusivamente a paróquia de Senhor do Bonfim, na cidade de Adustina.
“Conheci bem esta Paróquia na Visita Pastoral, há comunidades muito boas aqui e outras que precisam de um pouco mais de cuidado, não apenas do pároco, mas de todos nós, e precisamos desse olhar para saber onde mais é necessário a nossa colaboração de acolhimento e caridade”.
Encerrada a celebração, Pe. Pedro agradeceu ao povo Glória, tanto os que estavam presentes como os que ficaram nas comunidades tão queridas, guardou todas as mensagens.
“Tenho aqui a minha gratidão por todos vocês de Glória, e quero agradecer por ter me permitido entrar em vossas casas e fazer parte das vossas famílias, é muito importante para mim vê-los aqui, porque isto confirma que cumpri minha missão, quero agradecer ao bispo pela confiança em me deixar acompanhar o povo de Fátima”, disse Pe. Pedro.
Fonte: Diocese de Paulo Afonso
Nenhum comentário