Notícias de Última Hora

Monte Santo é a primeira cidade a disponibilizar internet Wi-Fi grátis à toda população

        Monte Santo - Ba - foto- Raimundo Mascarenhas

Cerca de 24 municípios do interior baiano foram escolhidos para fazer parte do projeto Cidades Digitais. A informação foi divulgada nesta manhã pelo secretário de Ciências e Tecnologia, Élvis Gonçalves, que informou a lista das cidades que estão contempladas com o programa e dentre elas está Monte Santo – Ba. Todo o projeto envolve o investimento inicial de R$ 3 milhões que inclui a implantação da infraestrutura de banda larga e antenas nas cidades escolhidas. Além de Monte Santo, integram a lista cidades da região como Senhor do Bonfim, Uauá, Euclides da Cunha e Cansanção.

                       Estrutura montada na Serra da Santa Cruz favorecerá inclusive a zona rural.
          Estrutura montada na Serra da Santa Cruz favorecerá inclusive a zona rural.

O projeto prevê a cobertura em toda a extensão do Município inclusive nos povoados que poderão contar com pontos de acesso a Internet Grátis Wi-Fi (conexão sem fio) de ótima qualidade podendo chegar até a velocidade de 10MB, para isso os engenheiros instalaram o equipamento na antena localizada no alto da Santa Cruz podendo assim alcançar uma maior extensão territorial do município.

Os moradores também poderão baixar o aplicativo “bodefone”, que funcionará como um WhatsApp fazendo ligação via Tecnologia Voip para qualquer lugar do Brasil totalmente gratuitas. De acordo com o secretário de Ciências e Tecnologia, o “bodefone” foi batizado em referência ao Bode animal símbolo da região. O programa também contempla a construção de três Info-centros localizados na sede e nos povoados de Pedra Vermelha e Lagoa das Pedras onde serão ofertados cursos de “alfabetização digital”, para pessoas que estão aprendendo os primeiros passos no uso de computador e internet; e mini-cursos avançados em toda rede pública de ensino, o projeto também vai construir laboratórios de informática chamados de “quiosques digitais”, que são uma espécie de pequena lan house com quatro computadores conectados a internet de uso gratuito. Cada pessoa tem direito a um acesso de 40 minutos por vez. “Os 40 minutos são para pessoas que acessam e-mails e redes sociais. Para pesquisas e estudo, é só apresentar o perfil da pesquisa que a pessoa terá mais tempo”.

O projeto está em fase experimental e já foi implantado na cidade de Monte Santo na manhã desta sexta-feira, o serviço de WI-FI grátis já pode ser utilizado por moradores da cidade e povoados, você só precisa localizar a rede chamada NETMONTE e digitar a senha encontrada no desafio abaixo:
rede wi-fi gratis em monte santo
Informações Monte Santo.Net

Nenhum comentário