Notícias de Última Hora

Adolescente infrator é encontrado morto dentro de Comunidade Socioeducativa

                                  
                Jovem de 16 anos foi localizado, sem vida, por socioeducadores da Case CIA
Um adolescente de 16 anos foi encontrado morto dentro da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), na manhã desta quinta-feira (14). O corpo do jovem foi localizado por socioeducadores na Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case/CIA).

Ele estava cumprindo medida socioeducativa por conta de um ato infracional cometido no interior da Bahia. O município não foi informado.
Segundo a assessoria da Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom), o adolescente foi encontrado com um lençol amarrado ao pescoço e a suspeita da Fundac é de que ele tenha cometido suicídio. Um socioeducador ouvido pelo CORREIO, no entanto, contou que o jovem foi espancado por outros internos da unidade.

No dia 29 de junho deste ano, dois adolescentes infratores também foram espancados dentro dos alojamentos das unidades da Case, no CIA e em Salvador. Na época, a Fundac informou que eles foram agredidos por outros adolescentes por conta de rivalidades entre grupos. A peleja entre eles começou antes de serem internados na Case. 

A assessoria da Fundac não confirma a relação entre o caso de junho e o desta quinta-feira, nem se o jovem encontrado morto é um dos espancados do mês passado. Em nota, a Instituição disse que investiga o caso. 

"A Fundac, através das suas equipes de referência, também está trabalhando na apuração do caso. Até o momento foi constatado que a equipe que atuava no alojamento onde o adolescente foi encontrado contava com cinco socioeducadores, dois coordenadores e um coordenador de segurança, efetivo superior ao que determina o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase", diz a nota. 

A Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Instituto Médico Legal foram acionados para investigar o caso.

EspancadoO outro caso aconteceu no dia 25 de maio na Case Salvador quando um adolescente foi agredido por um grupo rival. Ele foi encaminhado para atendimento médico, acompanhado da família e de profissionais da Fundac. Na época, a instituição informou que os agressores foram identificados e que processos disciplinares foram instaurados para investigar a ocorrência.

 A Fundac disse também que adotou as medidas de segurança necessárias e que as agressões promovidas por grupos dentro das Comunidades são atípicas. O tipo de medida que foram aplicadas não foram divulgadas.
Fonte: Correio 24 Horas

Nenhum comentário