Notícias de Última Hora

A CIA TEATRAL FOCO REAPRESENTARÁ CANUDOS NO DIA 20 DE AGOSTO DE 2016


A Cia Teatral Foco reapresentará Canudos: memórias de Maria Domingas, no próximo dia 20 de agosto de 2016, no Educandário Oliveira Brito às 20 horas.

A trama tem autoria e a direção de Carlos Carneiro, revelando um novo talento para as artes cênicas - Melissa Bonfim, ela que até então nunca tinha atuado surpreendeu a todos na última Mostra Euclidense de Teatro, quando cantou duas músicas do Rei do Baião – Luiz Gonzaga, a proposito a trilha sonora deste espetáculo foi premiada como a melhor, pois além dos três músicos Rato Branco (Sanfoneiro), Mick Santana (Rap) e Ryan Motta (Violão) outras canções são executadas pelo som mecânico.

O espetáculo é mais uma das tantas histórias que são e devem ser contadas sobre as crianças que sobreviveram à guerra de Canudos, muitas destas foram distribuídas aleatoriamente, apropriadas, roubadas, divididas, negociadas, vendidas, estupradas e destituídas de si mesmas e suas famílias, tratadas como saque de guerra, como uma herança incômoda.

Canudos: memórias de Maria Domingas é a trama de uma personagem real que sobreviveu as mazelas da guerra de Canudos, mas aprisionada pelas suas lembranças, como que um passarinho em gaiola, embora pareça cantando, está chorando.

Foram muitas crianças: Ludgero, Marias, Josefas, Honórias, Valerianas, os Vicentes e centenas de outros meninos e meninas dos quais não sabemos sequer o prenome, Maria Domingas é um roteiro ficcional para reforçar a realidade crua desta criança que aos 12 anos foi violentada sexualmente por um soldado, perdendo simultaneamente sua família e presenciando o assassinato de seu pai.

Os ingressos já poderão ser adquiridos na Casa de Cultura de Euclides da Cunha ou na portaria no dia 20 de agosto no Educandário Oliveira Brito com valor de R$ 5,00 (cinco reais).
                             
                             
                             
Fonte: Carlos Carneiro

Nenhum comentário