Notícias de Última Hora

Eleição suplementar define Deri do Paloma como novo prefeito de Jeremoabo

Eleição suplementar define Deri do Paloma como novo prefeito de JeremoaboEleição suplementar define Deri do Paloma como novo prefeito de Jeremoabo
Derisvaldo José dos Santos , Deri do Paloma, foi eleito prefeito em Jeremoabo (Foto: Divulgacand/TSE)

A eleição suplementar ocorrida no domingo (3) em Jeremoabo, no norte da Bahia, definiu a vitória de Derisvaldo José dos Santos, conhecido como Deri do Paloma (PP), e Luiz Carlos Bartilotti Lima, conhecido como Lula de Dalvinho (DEM), para os cargos de prefeito e vice-prefeito da cidade.

Deri do Paloma teve 11.441 dos votos válidos (55,23%). O candidato concorrente, Antônio Chaves (PSD), teve 9.275 dos votos válidos (44,77%). No município, 21.461 eleitores compareceram às urnas. A eleição registrou ainda 542 votos nulos (2,53%) e 203 votos em branco (0,95%).

A diplomação dos eleitos está prevista para ocorrer no dia 18 de junho. Já a posse, para cumprimento de mandato, que vai até dezembro de 2020, deve ocorrer em 3 de julho.

A nova eleição foi necessária porque no pleito de 2016 a candidata à prefeita mais votada, Anabel de Tista (PSD), teve o registro indeferido e os votos dela não foram validados. Ela conseguiu disputar a eleição com recursos na Justiça Eleitoral.

A votação durante o domingo foi tranquila, segundo o TRE-BA. Durante todo o dia, o órgão diz que ocorreu substituição de urna apenas no Colégio José Nolasco, nas seções agregadas 105 e 126.

O comércio, a distribuição e o consumo de bebida alcoólica ficaram proibidos na cidade até as 19h. A determinação foi publicada por meio da Portaria 006/2018 e teve como objetivo contribuir com a manutenção da ordem pública na cidade.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 26.756 eleitores estavam aptos para votar na cidade. Para realização da eleição suplementar, foram montadas 94 seções eleitorais, distribuídas nas áreas urbana e rural do município. Foram utilizadas 110 urnas eletrônicas. Dessas, 94 destinadas às seções eleitorais e 16 são de contingência, caso houvesse necessidade de substituição.

Por G1 BA

Nenhum comentário