Notícias de Última Hora

Guarda Municipal e Secretaria de Meio Ambiente realizam operação em Cícero Dantas contra poluição sonora.

Reprodução/Portal Cidade GospelReprodução/Portal Cidade GospelReprodução/

Nesta segunda-feira (01), uma blitz foi realizada na cidade de Cícero Dantas, a partir de uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e a Guarda Civil Municipal (GCM), com o intuito de coibir a poluição sonora praticada por carros de som.

Denominada de “Propaganda Legal”, a operação ocorreu em frente à Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, na avenida homônima e é proveniente de uma audiência pública, que se deu em 13 de dezembro de 2018 e teve como objetivo discutir com os proprietários de carro de som a recomendação do Ministério Público da Comarca de Cícero Dantas referente ao cumprimento da Lei do Silêncio, que dispõe sobre medidas de combate à poluição sonora na cidade.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente Manoel Messias, a operação teve o intuito de reeducar os condutores dos veículos e de regularizar aqueles que se encontram fora dos níveis sonoros estabelecidas como aceitáveis. “Essa blitz acontece 90 dias após a audiência, pois decidimos dar um período de tempo razoável para que os motoristas realizassem a regularização do nível de som dos seus carros, mas poucas pessoas procuraram passar pelo teste de aferição, que é feito aqui na secretaria e também pela Polícia Militar e Guarda Municipal, com o uso do decibelímetro”, explicou.

O secretário, que também ocupa interinamente a pasta da segurança pública, revelou que a blitz continuará sendo realizada todas as segundas-feiras, dias de feira livre na cidade. “Os carros de som estavam gerando um forte impacto negativo nas avenidas, principalmente em dia de feira, por causa do alto som e também pelo descontrole que gerava no trânsito, e com a blitz estamos atendendo uma solicitação da população, em especial dos comerciantes”.

Os veículos que não estiveram com os níveis sonoros em conformidade com a lei municipal foram proibidos de continuar circulando na cidade, e foram encaminhados para a SEMMA, onde está sendo feita a regularização dos mesmos, que poderão voltar a ser utilizados após a realização desse processo.

Com informações: Sertão em Pauta

Nenhum comentário