Notícias de Última Hora

Estudantes de Paripiranga-BA desenvolvem sistema elétrico residencial associado ao aprendizado da Física





Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no município de Paripiranga-BA, desenvolveram um sistema elétrico residencial completo, com todas as distribuições de circuitos e as instalações. Com orientações do professor de Física da unidade escolar, Valber Eduardo Silva, os alunos montaram maquetes de seus projetos para exemplificar como funciona o dimensionamento das partes elétricas de uma residência e apresentaram os resultados para os alunos e professores da escola.

O projeto voltado à área de Física foi desenvolvido com o objetivo de relacionar na prática os conteúdos trabalhados em sala de aula e, ao mesmo tempo, permitir que os estudantes tenham contato com diversas áreas do conhecimento, como a Engenharia Elétrica e a Arquitetura. Para desenvolver o projeto, foram usados materiais como madeirite e lâmpadas de led.

A estudante Ester Andrade Pinto, 17 anos, atesta que o projeto tem contribuído para colocar em prática o que tem absorvido nas aulas teóricas de Física. “Em minha casa aconteceu, recentemente, uma reforma na parte elétrica e eu ajudei o eletricista, trocando conhecimentos e pondo em prática o que aprendi. Gostei muito de fazer parte deste projeto, despertou meu potencial para o tema”, revela. O colega Olímpio Ferreira de Carvalho, 16, também fala da experiência de participar do trabalho. “Aprendi sobre a estrutura da rede elétrica de uma casa, como fazer instalações. As apresentações dos resultados nos deixam muito motivados a aprender cada vez mais”.




O professor orientador Valber Eduardo Silva destacou a importância deste aprendizado na vida dos estudantes. “A prática faz toda a diferença na assimilação dos conteúdos. É neste momento que os alunos exercitam a teoria estudada em sala de aula. O projeto permitiu que eles pudessem planejar e desenvolver algo que antes era somente visto em teorias, deixando a aula mais produtiva e, consequentemente, tornando o aluno o protagonista no processo de ensino e aprendizagem”, avaliou o educador.

Fonte: SECOM/ Bahia

Nenhum comentário