Notícias de Última Hora

SEBRAE e BNB, promovem reunião com parceiros locais para discutirem alternativas para alavancarem a pecuária leiteira nos municípios de Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal.



A  reunião do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER do Banco do Nordeste,  foi realizada na manhã dessa terça feira 21 de julho de 2020,por meio de plataformas virtuais, (videoconferência), e  e contou com a participação de representantes das Secretarias de Agricultura de Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal, integrantes do Comitê Gestor Territorial da Bovinocultura de Leite do Semiárido Nordeste II, do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste – PRODETER /BNB, a reunião teve a finalidade de dirimir dúvidas sobre o processo de fertilização em vitro – FIV, e outros temas relacionados a cadeia produtiva do leite. Durante o evento, houve uma apresentação em slide, conduzida pelo Sr. Eberval, representante do SEBRAE, na qual os membros do comitê, puderam esclarecer dúvidas e conhecer melhor o processo de fertilização. 


Segundo o Sr. Claudio Vieira representante do Sebrae em Euclides da Cunha, em linha gerais, o FIV é um procedimento que visa melhorar gradualmente a genética do rebanho, o processo deve ser constante, pois os benefícios serão visíveis a médio e longo prazo. Ele pontua que o esclarecimento dessas dúvidas é muito importante, pois haverá o repasse dessas informações aos produtores e esse repasse deve ser de forma clara e direta, para que não reste dúvidas quanto a efetividade do serviço. Após explanação dos palestrantes, o Secretário de Agricultura de Ribeira do Pombal, o Sr. Jairo Monteiro, fez alguns questionamentos no tocante ao No hall das possíveis empresas que ofertarão o serviço, o Sr. Everbal afirma que o SEBRAE só trabalha com empresas com vasta experiência no seguimento de fertilização, e ficou de enviar a relação das empresas que se habilitaram a prestar o serviço na Região.



O Sr. Jairo Monteiro, justifica suas indagações relatando que os pecuaristas de Ribeira do Pombal são bem exigentes, mas com essas informações em mãos será mais fácil incluir o grupo do PAT e outros produtores da região nesse processo de fertilização em vitro, ele informa que fará o repasse das informações aos grupos de interesse, e acredita que terá uma boa adesão do FIV no município de Ribeira do Pombal. A Secretária de Agricultura de Euclides da Cunha a Sr.ª Maria Djalma, relata que não terá problemas para incluir o FIV em Euclides da Cunha, pois o município já vem trabalhado o melhoramento genético há alguns anos, inclusive já temos grupos de produtores que foram beneficiados com esse processo, nesse contesto, ela vê o FIV 2020 como uma continuidade do serviço iniciado em 2017.

Após a apresentação e discussões a certa do processo de fertilização em vitro o “FIV”, trataram também de outras pautas relacionadas a cadeia produtiva do leite, dessa vez conduzidas pelo Agente de Desenvolvimento do BNB – Gilvan Araújo, ele discorreu sobre o panorama da atividade leiteira e os impactos no território durante a pandemia; plano safra 2020/2021 e novidades do BNB; monitoramento e avaliação das ações do Plano de Ação Territorial dos bimestres março-abril e maio-junho/2020; retomada das ações do PAT após a pandemia; informações sobre a formalização da cooperativa de produtores de leite de Euclides da Cunha e a inclusão de nova ações, exemplo, queijarias certificadas pelo “Selo ARTE”. Foi uma reunião bem proveitosa com boa interação entre os participantes que vem se mostrando cada vez mais comprometidos com o desenvolvimento da pecuária leiteira da Região.


Por:Cicero Dantas Acontece.Com/Agente de Desenvolvimento do BNB – Gilvan Araújo

Nenhum comentário