Notícias de Última Hora

Um ano após rompimento de barragem na Bahia, moradores de Coronel João Sá aguardam reconstrução de 180 casas


                               Município de Coronel João Sá foi tomado pela água após barragem romper — Foto: Studio Júnior Nascimento

Os moradores de Coronel João Sá, cidade mais atingida pela inundação da Barragem do Quati, no município de Pedro Alexandre, ainda aguardam a reconstrução de 180 casas, depois da tragédia que aconteceu no norte da Bahia. O rompimento completa um ano neste sábado (11).

As marcas da inundação ainda estão presentes na cidade, após a tragédia que atingiu cerca de duas mil famílias. Se a perspectiva de reconstrução das casas, muitos moradores estão morando nas residências que foram interditadas por causa do risco de desabamento.

Entre as famílias que aguardam a reconstrução dos imóveis é a da dona de casa Vera Lúcia. Ela conta que a prefeitura chegou a fazer o pagamento do auxílio aluguel por seis meses, mas depois a família passou a fazer os pagamentos sem ajuda.


"Eles só me deram seis meses de aluguel. Esses seis meses eu paguei e ainda hoje estou pagando. Só me deram uma cestinha básica e um colchão. Só isso que me deram da prefeitura. Até hoje, nunca me procuraram para saber se eu estou boa. Ninguém me procurou. Só Deus sabe o que eu estou passando. Porque a gente tem nossa casa, para passar a pagar aluguel e não ter ajuda, é muito difícil", disse Vera Lúcia.


Casas ficaram com marcas da tragédia da barragem — Foto: Alan Tiago/G1

Por meio de nota, a prefeitura de Coronel João Sá informou que, sozinho, o município não tem condições de bancar a reconstrução dessas casas, mas disse que já existe o terreno disponível. A prefeitura disse ainda que solicitou ao governo do estado uma ajuda e também à união, para a reconstrução dessas casas.


Procurado, o governo do estado informou que, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o município de Pedro Alexandre vai ter a barragem reconstruída com investimento de R$ 424 mil. O governo não respondeu sobre a construção das casas para as famílias que foram desabrigadas.

O Ministério do Desenvolvimento Regional também foi procurando e informou que há uma demanda para a reconstrução das casas e esse pedido ainda está em análise.

Por: G1 Bahia /TV Bahia
#fiqueemcasa

Nenhum comentário