Notícias de Última Hora

Em participação de sessão da Câmara, prefeito Ricardo Almeida ouve elogios da situação e críticas de vereadores oposicionistas



O prefeito de Cícero Dantas (BA), Ricardo Almeida, participou na noite desta terça-feira (04) da sessão ordinária do parlamento municipal, que marcou o início dos trabalhos do último período legislativo da atual legislatura, que se encerra ao final de 2020, e que mais uma vez ocorreu de forma remota, em virtude do atual cenário de pandemia da Covid-19.

Já no início de sua participação, o chefe do Poder Executivo saudou os vereadores presentes e apresentou uma espécie de relatório em que mencionou as ações públicas executadas pela sua gestão ao longo dos últimos três anos e meio, que na sua visão contribuíram para tornar Cícero Dantas uma “cidade humana, inteligente, desenvolvida e criativa” e que representam “grandes avanços sociais e econômicos experimentados pelo nosso município e que elevam a dignidade do povo cicerodantense.”

Dentre algumas das ações citadas pelo prefeito Ricardo Almeida em diferentes esferas estão obras de infraestrutura na sede e em povoados, obtenção de veículos escolares, reformas de creches e escolas, progressões de carreiras, concessões de licenças a servidores, implantação de sistemas de irrigação, inauguração de centro cirúrgico, aquisição de ambulâncias e veículos para a saúde, informatização de unidades básicas, mutirões de mamografia e cirurgias de catarata, investimentos voltados ao combate à Covid-19, incentivos a agricultores familiares, ações contra desmatamento, implantação e capacitação da Guarda Civil, monitoramento da Festa do Bom Conselho, sinalização de vias, extensões de redes de água, construção e reforma de praças, pavimentações e asfaltamentos de ruas, além da realização de eventos culturais e festividades tradicionais do município.

“Durante o decorrer da gestão conseguimos alcançar e concretizar a implementação de algumas metas do nosso governo em diversos setores administrativos. O que para muitos, em 2017, era apenas um slogan, para nós sempre foi uma meta, cujo planejamento estratégico bem pensado e organizado nos orientou e hoje comprova-se que foi acertado”, declarou o prefeito ao ler mensagem direcionada à Câmara.

TRABALHO ENALTECIDO PELA SITUAÇÃO

Após a manifestação de Ricardo Almeida, o presidente da casa legislativa, Abelardo Júnior, enalteceu o trabalho realizado pela atual gestão, que segundo o vereador teve influência direta na vida da população local: “Ficamos felizes em ouvir de vossa excelência essas enormes conquistas, que mexeram diretamente na vida de nossa população. Ficamos felizes de a gestão ter lembrado dos quatro cantos do município, nesses três anos e sete meses. Acredito que não haja um povoado se quer, em que não se tenha deixado uma lembrança; inclusive na sede, são várias e várias obras”.



Abelardo Júnior elogiou gestão de Ricardo Almeida – Reprodução / Facebook

O vereador Carlinhos, que também pertence à bancada de situação, da qual inclusive, é líder elogiou a participação de Ricardo e a descrição dos trabalhos executados ao longo de sua administração: “Quero aqui parabenizar o senhor prefeito pelas obras que falou agora em nosso município, ele fez obras em todos os cantos de Cícero Dantas.” Ao mesmo tempo, porém, o parlamentar pediu uma maior atenção ao Povoado Cansanção: “Tem aquela praça em frente à Igreja que está para fazer e também o calçamento de duas avenidas, uma que sai para Caxias e Fátima, e outra que dá na Vila São Pedro”.

Outros vereadores de situação que também se pronunciaram durante a sessão voltaram a parabenizar o prefeito e a solicitar novos investimentos em infraestrutura a partir de indicações já aprovadas na Câmara ou de demandas apresentadas pela população, como o vereador Rogério que pediu o calçamento de duas ruas na Lagoa do Nolasco e Hery da Betânia quanto à necessidade de conclusão da praça do Itaparica do Gama e de calçamentos em ruas das localidades de Jatobá do Tavares, Campinas de Castro e Rodeador.

Da mesma forma, o vereador Márcio Amaral lembrou do pedido que já havia feito para o calçamento da Rua Nação Velha e de um trecho do Alto da Formiga. Já o vereador Zé Domingos, aproveitando a presença do prefeito, apresentou uma indicação verbal à casa para a iluminação da entrada do Distrito de São João da Fortaleza (na Avenida Oliveira Brito) – a mesma foi aprovada por unanimidade ao final da sessão e deve ser encaminhada formalmente ao executivo.

OPOSICIONISTAS FAZEM CRÍTICAS À ADMINISTRAÇÃO.

A sessão desta terça-feira, todavia, não foi marcada apenas por comentários favoráveis ao prefeito Ricardo. Os vereadores de oposição Nenê de Nedito e Eugênia de Evangelista, por exemplo, não pouparam críticas à atual gestão do município. “O Povoado Pindorama foi muito esquecido, Cansanção também e não foi pouco. E Pindorama foi totalmente abandonado, esse final de semana estive lá com a presença de meu pai, e a população está muito indignada, querendo fazer abaixo-assinado até para levar a um promotor. O esgoto está a céu aberto, um problema muito grande já há algum tempo. O posto de saúde esse ano, e a escola, foi tudo abandonado” disse a parlamentar, questionando também o presidente da Câmara sobre se as suas indicações estavam sendo direcionadas ao executivo, o que por sua vez foi confirmado positivamente por Abelardo.



Para Eugênia de Evangelista, administração de Ricardo Almeida esqueceu a comunidade de Pindorama – Reprodução / Facebook

Já na fala do vereador Nenê de Nedito, líder da bancada de oposição, um dos pontos que mais chamou atenção se deu quando afirmou que “teve um secretário ladrão lá em 2017, passou três meses roubando a secretária de Saúde e Vossa Excelência (o prefeito) sabiamente o demitiu no mês de março, e eu vou provar com o relatório da CGU (Controladoria Geral da União), que tenho aqui, mais na frente vou ter o privilégio de falar”, se referindo à liderança do grupo dos Gaviões, Zelito Ribeiro.

Nenê ainda comentou que a administração não está agindo com isonomia no processo de pagamento de 1/3 a professores com mais de mais de 24 anos de atuação no município: “O regimento jurídico é muito claro. Todos são iguais perante a lei. A lei do regime jurídico dos professores é bem claro, o direito é dado a todo servidor que completar 24 anos, independente de critério administrativo.”

O QUE DIZ O PREFEITO

Após ouvir as observações dos vereadores de oposição, Ricardo fez suas colocações. A respeito da situação do Povoado Pindorama, ele declarou já ter colocado as indicações de Eugênia em pauta para projetos de engenharia e que “as demandas que chegaram ao Executivo foram justamente uma questão de esgoto, que estava no campo onde o pessoal pratica esportes, inclusive, o vereador Zé Domingos participou da recuperação daquele esgoto e a população solicitou até algumas traves, que já estão prontas aqui em Cícero Dantas e iremos levar logo, logo. Agora, se tiver uma outra reclamação de esgoto, até o momento não chegou ao conhecimento do executivo.”

Já a respeito da afirmação do vereador Nenê relativa à atuação de Zelito Ribeiro na secretaria de Saúde, Ricardo atribuiu a declaração do oposicionista a questões de âmbito pessoal: “Nessa parte que me toca, eu tenho que responder, porque se ele roubou, o prefeito também roubou, ou então consentiu com o roubo. Todas as contas do secretário José Ribeiro da Silva com relação ao Conselho de Saúde foram aprovadas, bem como as nossas prestações de contas junto ao TCM (Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia).”

Por fim, sobre o pagamento dos acréscimos de 1/3, o prefeito negou estar desobedecendo o princípio da isonomia: “Nós não estamos escolhendo a dedo quem queremos pagar o 1/3, muito menos em período eleitoral. E quando eu falei que iria escolher alguns critérios por amizade ou por questão de conquista durante o período de trabalho, eu quis dizer amizade no sentido ‘amigável’, sem qualquer litígio. O nosso desejo é de que isso não chegue a uma sentença final do processo, nossa vontade é de cumprir o pagamento do 1/3 a todos os servidores. Inclusive, estaremos publicando a portaria com todos esses critérios nos próximos dias.

Redação de Sertão em Pauta.

Nenhum comentário