Notícias de Última Hora

61 viajantes da África do Sul testam positivo para Covid na Holanda



O governo holandês disse que 61 pessoas que chegaram a Amsterdã em dois voos vindos da África do Sul na sexta-feira (26) testaram positivo para a covid-19. Os passageiros passarão por exames neste sábado (27) para descobrir se algum deles está infectado com a recém-descoberta variante do coronavírus, a ômicron.

Os 600 passageiros chegaram ao Aeroporto de Amsterdã em dois voos da KLM na sexta (26), segundo a agência de notícias Reuters. Eles enfrentaram longas horas de espera e testes devido as preocupações com a nova mutação do vírus, classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como 'variante de preocupação', a ômicron.


"Os viajantes com resultado positivo no teste serão colocados em isolamento em um hotel próximo a Schiphol", disseram as autoridades de saúde em um comunicado.

Cientistas baianos relatam preocupação com nova cepa
Especialistas da Bahia demonstram a mesma preocupação, pois é uma cepa de muitas mutações e que se liga à proteína spike, ou seja, pode desfazer o trabalho da maioria das vacinas, com diminuição da eficácia. Enquanto isso, as fronteiras do Brasil permanecem abertas, mesmo após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.


A assessoria do aeroporto de Salvador informou que não existem voos diretos da capital baiana para nenhum país africano. Contudo, a nova mutação do vírus pode chegar através de escalas, conexões aéreas, transportes marítimo e rodoviário. A Secretaria de Comunicação do governo estadual disse não ter responsabilidade em fiscalizar ou controlar os portos e aeroportos, somente o transporte terrestre intermunicipal, através da Agerba. A responsabilidade seria, então, da Anvisa, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A Agência emitiu uma nota técnica, na manhã desta sexta-feira (26), para que o governo federal suspenda imediatamente os voos procedentes da África do Sul, Botsuana, Eswatini (antiga Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Além disso, ela recomenda a proibição, em caráter temporário, do desembarque, no Brasil, de qualquer turista com passagem por algum desses seis países africanos. Para os brasileiros que passarem por essas localidades, é previsto, ainda, uma quarentena de 14 dias.

Por:G1.globo.com/

Nenhum comentário