Notícias de Última Hora

CoronaVac é capaz de criar anticorpos contra a covid-19 ao longo de um ano, aponta estudo.

     

Um estudo, ainda em pré-print, publicado pela revista científica The Lancet, indica que a CoronaVac, vacina contra a covid-19 produzida pela SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, é capaz de produzir anticorpos contra a doença por um ano.

A pesquisa, que precisa ser revisada por pares, foi feita pela Comissão de Ciência e Tecnologia Municipal de Pequim. Participaram do estudo 150 pessoas, todas entre 18 e 59 anos. Entre elas, 136 tinham recebido as duas doses da CoronaVac, com intervalo de 14 dias.


Foram coletadas amostras de sangue dos participantes antes da imunização, um mês, três meses, seis meses e 12 meses após receberam a vacina. Os cientistas mediram tanto a resposta humoral, isto é, a derivada dos anticorpos, e a resposta celular, que diz respeito aos linfócitos T.

No primeiro mês após a imunização completa, os índices de anticorpos surgiram de forma rápida. A taxa de soropositividade dos anticorpos de ligação foi de 99% e a taxa de soroconversão de anticorpos neutralizantes foi de 50%.

Entre o terceiro e o décimo segundo mês com a imunização completa, houve uma ligeira queda dos anticorpos neutralizantes e de ligação ao longo do tempo. Ainda assim, depois de um ano, era possível detectar anticorpos nos voluntários.

Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário