Escola de Cícero Dantas fica entre as dez melhores da Bahia nos anos finais do Fundamental
O Núcleo de Educação Infantil e Ensino Fundamental Colégio Municipal Dr. Dantas Júnior (Polo Educacional VIII) alcançou a 10ª melhor nota na edição 2021 do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre todas de administração municipal na Bahia, no segmento dos anos finais do Ensino Fundamental. O resultado geral da estatística mais importante da educação brasileira foi divulgado no site do Ministério da Educação.
O estabelecimento de ensino fica localizado no Distrito de Caxias, e obteve a nota de 6.1 – a maior do município, que ainda teve outras duas unidades ultrapassando a pontuação acima de 5 na lista dos anos finais: o Colégio Manoel Vieira de Andrade (5.5), no Povoado Trindade; e o Marinho Gomes de Oliveira (5.3), no Distrito de São João da Fortaleza. No IDEB de 2019, o último até então, a escola Dr. Dantas Júnior havia alcançado o índice de 4.4.
ANOS INICIAIS
Já na classificação dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a escola que garantiu a maior nota da cidade foi a Professor Domingos Alexandrino, localizada na comunidade Tira Chapéu, com o índice de 5.7, seguida do Núcleo Profª. Laurentina Ignes de Castro (Campinas de Castro), e dos colégios José Cândido da Silva (Povoado Serra Grande) e Madre Maria Lina (Vila São Pedro) – todas com a nota 5.3.
RENDIMENTO GERAL
O município de Cícero Dantas obteve uma nota global de 5.2 na lista dos anos iniciais, e de 4.8 nos anos finais. Em comparação com os resultados de 2019, houve uma evolução na avaliação do Ensino Fundamental I, que à época, apresentou índice de 4.7, enquanto, que para do Funda aí mental não foi possível fazer mensuração.
O IDEB é uma estatística que cruza duas informações: as notas do Sistema de Avaliação da educação Básica (prova de matemática, português, ciências humanas da natureza feita a cada dois anos por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental); e a taxa de aprovação/fluxo escolar (percentual de estudantes que não reprovaram em uma escola ou rede de ensino).
Redação de Sertão em Pauta.
Nenhum comentário