Notícias de Última Hora

Comerciantes Pombalenses são vítimas do Golpe do Pix.

                                 
Comerciantes de Ribeira do Pombal-BA, estão sendo alvos de criminosos que estão aplicando o chamado golpe do Comprovante Falso do Pix.

O golpe consiste na realização de uma compra qualquer, que é paga através do Sistema Pix, sendo compartilhado um comprovante falso, fazendo com que o golpista leve o bem “comprado”, sem pagar nada por ele, causando prejuízo ao comerciante.

Em Ribeira do Pombal-BA, as compras foram realizadas à distância, e os criminosos enviaram mototaxistas para os referidos comércios para retirar os produtos. Algumas empresas conseguiram identificar o golpe, porém outras não tiveram a mesma sorte e foram vítimas.

Como Evitar?

Os golpistas podem alterar um comprovante de transferência Pix de diferentes formas, por isso é importante ficar atento até mesmo em pequenos detalhes. 

  • Marcas de edição: é importante verificar se o nome e o logotipo da instituição financeira está correto, se é proporcional ao documento e não possui marcas de edição. Por exemplo, um comprovante de transferência Pix que tem parte das informações nítidas e de fácil leitura, mas outras informações de má qualidade ou em cor diferente. Um comprovante oficial de transferência Pix possui uma padronização entre o tamanho das letras ou do estilo da fonte;
  • Data e horário: Confira a data e o horário em que a transferência Pix foi realizada, segundo o comprovante. Se uma pessoa está em contato com você, falando que está fazendo o pagamento naquele momento, e te envia um comprovante com data e horário diferente – fique atento. Esse é um motivo para suspeitar que está caindo em um golpe;
  • Saldo da conta: se estiver realizando uma venda online, ou presencial, e suspeitar do comprovante, não conclua a venda ou entregue o produto até certificar o seu saldo e extrato e identificar que o valor realmente foi depositado em sua conta.

Lembre-se: o Pix é um meio de pagamento que não demora mais que 10 segundos para compensar – por isso é chamado de instantâneo.  

Agendamento de Pix é diferente de transferência Pix

Fique atento! Se receber um comprovante de agendamento de uma transferência Pix, ele não é um garantia de que você receberá o dinheiro em sua conta na data agendada. 

Por que? 

A pessoa que agendou a transferência Pix pode cancelar o agendamento ou, caso não tenha saldo em conta no dia programado, a transferência não será realizada pela instituição financeiro. Esse também é um dos mecanismos usados por criminosos ao aplicarem golpes usando o Pix. 

Redação: Portal Alerta/Com informações: Nubank

Nenhum comentário