Notícias de Última Hora

Fogos de artifício geram grande sofrimento e crises graves aos autistas em Fátima-BA


Na noite desta segunda-feira (18), durante a Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Fátima-BA, Mãe de filhos Autistas da cidade de Fatima,  reclama de Barulho dos fogos de artifícios  com poluição sonora provocado por som automotivo e escapamentos de motocicleta fora dos padrões são prejudiciais para pessoas autistas.

Confira na íntegra a fala da Mãe  Charlene Maísa Cidadã fatimense.
"Venho aqui como mãe representando todas as mães e pais atípicos do município de Fátima, muitas vezes somos invisíveis para a maioria da população por sermos minorias , e toda minoria acaba ficando invisível por causa das nossas dores e lutas que não são poucas. Vim aqui hoje falar sobre hipersensibilidade auditiva, que a maioria das crianças atípicas tem, meu filho Pedro Arthur tem Síndrome De Down e tem sensibilidade auditiva. Aqui no município de Fatima temos relatórios de mais de 80 crianças atípicas Mais não estamos falando só das crianças e sim de 80 famílias pais tios avós... Somos minorias mais se juntarmos somos maioria que tem voz."

"Vim aqui falar sobre esse tema polêmico mais necessário .Devido ser ano politico estamos prevendo vários problemas de saúde com nossos filhos Muita gente não sabe oq e hipersensibilidade auditiva ,mais fiz um resumo para ter certeza do que estamos falando.
Hipersensibilidade auditiva é uma diminuição da tolerância aos estímulos, sons habituais geram desconfortos , esse sons pode ser simples toque de telefone, choros infantis , ou até mesmo gargalhadas podem causar desconforto As pessoas que tem hipersensibilidade auditiva elas nao escutam melhor que as outras , elas escutam iguais , os sons é que causam desconforto nelas, muitas causam dores devido a alguns sons convulsionam, vomitam , dormem..."

"Não Só as crianças, como representante de ONGS , da saúde que também sofrem com esse problema. As complicações nao são fatores biológicos que envelhecem, são fatores externos, são barulhos muito altos , fogos,  Barulho, sons muitos altos , tudo pioram a sensibilidade auditiva 
"Queria que vcs parassem um pouquinho , como é tolerar esses ambientes?

Quando a gente está com dor de cabeça e não conseguimos nem alguém falar perto da gente , imaginem quem tem sensibilidade auditiva a dor que sente no ouvido , isso prejudica a qualidade de vida , podendo levar a pessoa uma situação que incomode, e assim deixamos de ter uma vida social." "Deve - se haver um cuidado especial com a saúde mental pois a pessoa pode tornar mais ansiosa, ou ate mesmo deprimida com a qualidade de vida. Também existem impactos físicos como dor de cabeça, dores de ouvido, desmaios , vômitos e convulsões, as crianças que tem autismo elas desregulam , ficam nervosas, se batem , ficam agressivas tudo por conta de barulhos externos."

"Diante dos acontecidos na cidade com fogos desde cedo, meu filho passou o dia todo com a mão no ouvido e dizendo que o ouvido estava doendo, levei ele para o catecismo ele dormiu , pois é a defesa que ele tem é dormir, tinha atendimento com a psicóloga, mais não teve como atender ele, pois ele estava muito incomodado , e tive que passar o dia todo trancado no quarto para vê se abafava o som e ele com o fone no ouvido, televisão no volume máximo a tarde toda . Fui para missa e meu filho dormiu na igreja, agora vamos imaginar esse ano político que não tem dia nem hora para soltar fogos?
Meu filho vai deixar de ir para a escola? De ir para os atendimentos? Como vai ser a vida do meu filho , quem vai pagar os prejuízo e problemas de saúde de todas as crianças?"

"Tantos os idosos sofrem e reclamam, quanto os animais sofrem com o barulho .
Temos mais de 400 município brasileiros inclusive São Paulo e Rio que já tem lei que regulamentam essa proibição, temos a lei 994, de 01 de Novembro de 2022 no nosso município vizinho Simão Dias Sergipe que já esta em vigor essa lei, inclusive foi o vereador Geraldo Macedo que implantou essa lei lá."
 
"A lei na Câmara dos deputados ainda esta em discussão, porém com base na proteção ao meio ambiente e saúde, supremo tribunal federal decidiu em Maio de 2023 que todos os municípios tem legitimidade para aprovar leis que proíbam a soltura de fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos."

"Viemos solicitar aos vereadores a implantação e regulamentação dessa lei no município de Fátima se possível esse ano. Que eles venham expor os benefícios que os fogos traz a população,  e que sejamos democráticos."

Por:Cicero Dantas Acontece.Com

Nenhum comentário