Notícias de Última Hora

Diocese de Paulo Afonso realiza 3ª Caminhada Penitencial da Juventude. ‘Jovens sejam protagonistas’, diz o bispo


                       
Terminada as santas missões, em janeiro deste ano, no município de Cícero Dantas-BA, (Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho), o bispo dom Guido Zendron, fez o convite para que os jovens participassem da 3ª Caminhada Penitencial da Juventude no mesmo local.

Neste sábado (18), a caminhada aconteceu por entre duas comunidades da paróquia: São João da Fortaleza e Bethânia, percurso de 10 quilômetros que durou quatro horas.


Dom Guido celebra missa para seguir 10 quilometro de caminhada com a juventude. Foto: Júlia Varjão.

Às 18 horas, na comunidade de São João da Fortaleza, o bispo presidiu a santa missa acolhendo a juventude – e os fiéis de todas as idades – concelebrada pelos padres: Ivanilson, Tiago Nunes, João Nascimento, Marcos e Iolando.

″A caminhada é sempre um sinal de ciclo na vida, nossa vida é um caminho desde o nascimento, passando pela morte e a ressurreição, então agora precisamos sair das nossas certezas e medidas, para entrarmos na medida de Deus″, iniciou o bispo.


3º Caminhada Penitencial da Juventude, em Cícero Dantas-BA, foto: Diego Vitorino.

O entusiasmo passageiro

″Quantas vezes vocês jovens se entusiasmam com as coisas: amizades, estudos, no namoro… E depois ficam decepcionados, quantas vezes nós apostamos à resposta ao nosso desejo de felicidade nas coisas que passam – não se trata de dizer que tudo é pecado – mas se essa realidade não me remete ao coração de Cristo, tudo depois se esvazia″.

A caminhada penitencial na diocese, cuja primeira experiência aconteceu em Ribeira do Pombal, em 2015, é também uma iniciativa da igreja para dar protagonismo aos jovens, e assim que sejam fermento em meio a tantos desafios próprios da idade, em às preocupações do papa Francisco, como esclarece dom Guido:



″O papa está tão preocupado com a juventude no mundo, que já convocou o Sínodo para o final de outubro de 2018 justamente sobre esse tema, já nos chegou um documento que vamos levar para as paróquias para ser refletido, estudado, para que os jovens se tornem protagonistas na vida. E não apenas os jovens que participam da Igreja, mas toda juventude″.

Na Caminhada Penitencial o bispo juntamente com os padres que o acompanham, fizeram confissões e na Via Sacra, um grupo encenou a Paixão de Cristo.


Encenação da Paixão de Cristo, por jovens que participaram da 3º Caminhada Penitencial da Juventude.

″Por isso nós precisamos sair, sair de nós mesmos, de tantos esquemas pastorais que nós temos, e irmos ao encontro dos outros, e a grandeza deste encontro é reconhecer como a graça de Deus é o necessário para poder enfrentarmos à vida″.
                         

PASCOM (Com produção de Júlia Varjão e do seminarista Diego Vitorino).

Nenhum comentário