Notícias de Última Hora

Banco do Nordeste promove reunião com integrantes do Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite do Semiárido Nordeste II.


A reunião do Programa de Desenvolvimento Territorial – (PRODETER), ocorreu no último dia 02 de junho de 2020, por meio de videoconferência, e contou com a participação de representantes da BAHIATER, e Secretarias de Agricultura de Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal, ambos integrantes do Comitê Gestor Territorial - (CGT) do PAT da Bovinocultura de Leite.

O Plano de Ação Territorial é uma ferramenta utilizada por um grupo formado por representantes governamentais, empresariais, entidades de classes, produtores rurais, instituições de pesquisas, instituições de ensino, dentre outros, que discutem, definem e implementam ações com o objetivo de fortalecer uma Cadeia Produtiva, neste caso a Bovinocultura de Leite.

A metodologia faz parte do Programa de Desenvolvimento Territorial - "PRODETER", uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o Desenvolvimento Territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas em sua área de atuação.
O objeto da reunião foi nivelar procedimentos para avançarmos na execução do plano, no que diz respeito aos processos e execução de ações, avaliação e controle do mesmo.

Um dos principais temas discutidos foi a comercialização, onde os participantes discorreram sobre ações dos municípios relativos a compra do leite por meio do PNAE, política pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar, voltados para a merenda escolar. A representante da Secretaria de Agricultura de Ribeira do Pombal, a Engenheira Agrônoma Maísa Tainá, passou informações sobre o processo de reativação da cooperativa dos produtores de leite de Ribeira do Pombal, bem como de questões relacionada a inspeções sanitárias do produto em questão, o município faz parte do consórcio CISAN que vem buscando a implantação do selo territorial, que uma vez implantado, possibilitará muitos benefícios aos produtores da Região.

Para o representante da Secretaria de Agricultura de Euclides da Cunha, o Técnico em Agropecuária Abílio Calazans, precisamos estimular a integração de políticas públicas que se convertam em ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva. 

Em Euclides da Cunha, avançamos nos processos relativos ao associativismo e comercialização, estamos nesse momento, formalizando junto ao cartório a Cooperativa de Produtores de Leite de Euclides da Cunha, e iniciaremos o processo de estruturação da mesma, a cooperativa ofertará produtos de qualidade e pretendemos fechar em breve, acordo com o governo municipal, para absorção do produto na merenda escolar. Outra boa notícia, é o Laticínio Sírio, que estar em processo de construção e deverá iniciar suas atividades no mês de julho, sendo, mas uma alternativa par escoamento da produção.

Segundo o Agente de Desenvolvimento do BNB – Gilvan Araújo, nesse período de pandemia, precisamos nos reinventamos todos os dias para atingirmos nossos objetivos, buscamos o fortalecimento das alianças com os parceiros locais, para discutirmos alternativas viáveis e efetivas na aplicação de ações que gerem resultados. Ou seja, resultado para o desenvolvimento da atividade da bovinocultura de leite, priorizada no nosso Plano de Ação Territorial. Por exemplo, no tocante as ações de treinamentos, será que os produtores de leite da região, estão preparados para receber orientações por meios virtuais, precisamos repensar os meios de realizarmos essas “capacitações”, além disso, há outras ações que foram fragilizadas com o surgimento da covid-19, tais como a promoção da assistência técnica e gerencial continuada, a abertura de novos canais de comercialização, dentre outras ações.

 Esse é o nosso desafio, potencializara a atividade mesmo em situações adversas. Percebemos nos depoimentos que as ações não pararam mesmo em situações de crise e com a união de todos atingiremos os objetivos propostos em nosso Plano de Ação Territorial.

Por:Cicero Dantas Acontece.Com/Agente de Desenvolvimento do BNB – Gilvan Araújo

Nenhum comentário