Notícias de Última Hora

Casos ativos de Covid-19 em Paulo Afonso caem pela metade em 10 dias e leitos de UTI estão zerados.

                             

Até meados de fevereiro, o número de casos ativos no município aumentou assustadoramente, chegando ao patamar de 1.070 pessoas com coronavírus no dia 11. Passados dez dias dessa alta extrema, a equipe da Saúde viu o quadro amenizar e a quantidade de casos positivos reduziu 52%.

Apesar da notícia positiva, os profissionais alertam que ainda é preciso muito cuidado para que o número mantenha-se em queda. “É importante a gente frisar que a vacina não impede as pessoas de terem a Covid-19, mas ela diminui muito as complicações e nós temos percebido isso nos nossos números. Nessa última semana, tivemos uma queda novamente nos casos ativos e a gente sabe que é o resultado desse processo de vacinação, do empenho de todo mundo em buscar a vacinação”, diz a enfermeira Viviane Marques.


Ela reforça que as medidas sanitárias e restritivas também contribuíram para que os números caíssem. “O pico que nós tivemos lá no dia 11 de fevereiro com pessoas ativas com a Covid-19 que foi de 1.070 pessoa, e 176 positivos em um dia só, nos causou muita preocupação e então alertamos a população, houve o Decreto, as restrições e todo mundo teve um cuidado muito maior. As pessoas voltaram a se preocupar muito mais com o uso de álcool, máscara e lavagem das mãos. A gente começou agora nessa última semana a perceber que os números estão caindo e quando isso começa a acontecer a gente fica um pouco tranquilo, embora a nossa responsabilidade com as restrições ainda continua”, explica.

A enfermeira ressalta que as pessoas devem continuar os cuidados e não baixar a guarda. “Está vindo esse período de feriado devido ao Carnaval e as pessoas acabam se reunindo. Então o cuidado é o mesmo, de evitar aglomeração, evitar juntar muita gente, porque ainda estamos no período de cuidado, no período que cada um precisa fazer sua parte para que juntos saiamos todos dessa situação, porque o perigo ainda está aí e a Covid-19 ainda é ativa e infelizmente ainda acontecem óbitos. O nosso objetivo e esperança é que chegue num ponto de equilíbrio, onde a gente possa voltar a ter uma vida que a gente conhecia como normal“, fala a enfermeira.


Taxa de ocupação dos leitos de UTI está zerada.


Nesta segunda-feira (21), foram registrados 105 curados e 12 positivos. Houve confirmação de um óbito por Covid-19. Os leitos de UTI não têm nenhuma ocupação. As Enfermarias estão com 5 pacientes hospitalizados de Paulo Afonso e 2 de Jeremoabo. Até o momento, Paulo Afonso soma 11.622 casos positivos, 10.936 curados, 220 óbitos e 466 casos ativos.

Fonte: Pa4.com

Nenhum comentário