Notícias de Última Hora

GCM de Fátima-BA se torna pioneira no Brasil ao adquirir Porte de Arma Institucional.

                                      

Foi informado nesta quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021, via ofício n° 30/2021/DELEAQ/DREX/SR/PF/BA, o Porte Institucional da Guarda Civil Municipal de Fátima-BA, tornando-se a primeira Guarda Civil Municipal do Brasil a ter porte institucional por meio de termo de cooperação técnica com o Departamento da Polícia Federal, em conformidade com a legislação vigente levando em consideração o índice populacional estimada de 17.845 pessoas com base nas informações do IBGE de 2020, pois até estão havia nenhuma Guarda Municipal em um município com população menor que 50 mil habitantes com porte de armas institucional. 

Outrossim, segundo consulta a Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP, a Briosa instituição da GCM de Fátima-BA de fato, é a primeira do Brasil a ter Porte Institucional conforme supracitado.


Essa grande conquista foi fruto de um processo longo, consolidada por um trabalho em equipe, após a organização jurídica nos últimos 5 anos, implantação de lei de criação, comandos de carreira com nível superior, Estatuto e Plano de Carreira próprio, Base Própria, número de urgência 153, Consórcio de Segurança Pública entre Guardas Municipais da Região do Semiárido Nordeste II, CNPJ da instituição, Rádio de Comunicação fixo e
Móvel, Corregedoria e Ouvidoria, Centro de Formação e Especialização da Guarda - CENFEG, INFOSEG, conforme prevê a Lei Federal 13.022/14. Além do Conselho Municipal de Segurança Pública, Fundo Municipal de Segurança Pública e Defesa Social dentre outros.


A Guarda Civil Municipal de Fátima externa a gratidão eterna ao Departamento da Polícia Federal por ao longo desses anos ter nos recebido e orientado para o comprimento da legislação, em especial os Delegados Dr. Ulisses Mario Tourinho de Sá Júnior, Dr. Luiz Gustavo Valença Goes, os agentes Gildo Leal e Marcelo Barbosa da Polícia Federal, os Instrutores de Armamento e Tiro, Samuel Rodrigues da GCM de Salvador e Deoclécio das Graças da GCM de Tucano-BA, ao ex CMDT da GM de Salvador, Alisson Carvalho e o atual CMDT Marcelo Silva, o ex-CMDT da GCM de Tucano, Isaías Correia, o GCM Alan Braga da GCM de Salvador, por desde da lei de criação está nos orientando, o Clube de Tiro SERIGY, na pessoa do CMD Alves, o Clube de Tiro Sertão, na pessoa do irmão Deoclecio, os demais instrutores e Coordenação que fizeram parte do Processo do Curso de Formação e todos os demais colaboradores que contribuíram direto ou indiretamente.

Segundo o ex Comandante da GCM de Fátima, Inspetor Andrade, "um Sonho sonhado sozinho é um sonho. Sonho sonhado junto é realidade”.

Por:Sindguardasbahia.com.br

Nenhum comentário